Por aqui, as matracas e pandeirões ainda estão no aquecimento, mas o São João do Maranhão 2025 já deu aquele pulinho animado na Cidade Maravilhosa! No último domingo (27), o Governo do Estado levou toda a energia das festas juninas para a comunidade carioca e para as operadoras de turismo, mostrando que festa boa a gente faz questão de espalhar.
E foi na Feira de São Cristóvão, esse cantinho arretado da cultura nordestina no Rio, que o Boi de Sonhos (sotaque de Orquestra) e o Boi de Maracanã (sotaque de Matraca) botaram todo mundo pra dançar. Teve batuque, teve cor, teve muita alegria — e claro, teve aquele cheirinho de São João no ar!
Quem comandou a festa foi o governador Carlos Brandão, acompanhado da primeira-dama Larissa Brandão que já chegou animado, pois é a primeira vez que o Maranhão desembarca oficialmente no Rio de Janeiro para apresentar seu São João ao trade turístico e ao público carioca. E já avisaram: depois é a vez de São Paulo receber essa energia toda, no dia 29!
Mas não pense que é só pra matar a saudade de casa, não. A ideia é grandiosa: divulgar a cultura maranhense pelo Brasil, trazer mais turistas pro estado e, de quebra, aquecer ainda mais a economia local. Quem promoveu essa folia organizada foram as secretarias estaduais de Cultura (Secma), Turismo (Setur) e Comunicação Social (Secom).
E como bem disse o governador Carlos Brandão, o Maranhão tem mesmo é motivo de sobra pra se orgulhar. "Nosso São João vai começar em maio e vai até julho. E a diferença do Maranhão é que temos muita diversidade: quadrilha, dança portuguesa, tambor de crioula e o bumba meu boi, nossa maior tradição", ressaltou. Ou seja: diversidade é o que não falta.
E você? Já está se preparando para a folia junina?