Santa Fé faz ensaio para comemorar 35 anos. “Somos um pouquinho diferente”, Zé Olhinho

06/05/2023

A comunidade do bairro de Fátima está em festa. É que o Boi de Santa Fé, um dos mais tradicionais grupos de bumba-meu-boi do Maranhão completou 35 anos. “Gratidão ao nosso presidente, Mestre Zé Olhinho, que tem nos guiado nessa missão, nossos diretores que conduzem esse projeto com dedicação e responsabilidade” escreveram em sua página oficial no Instagram.

E neste sábado, a partir das 19h, na sede do Boi de Santa Fé, será celebrado mais um ano de vida de um dos mais queridos bois da Ilha do Amor. O aniversário será um ensaio redondo de comemoração a esta data. O ensaio do niver é aberto ao público e acontece em sua sede no bairro de Fátima.

“Não somos o melhor, somos apenas um pouquinho diferente”, Mestre Zé Olhinho

O Boi Unidos de Santa Fé desenvolve–se em forma de Brincada de Roda. A sua apresentação, inicia com o ritual de entrada dos Bois, Mãe Catirina, Pai Francisco, Burrinha e Cazumbás, estes últimos, na função de ‘’proteção de terreiro’’ seguido pelos Cantadores acompanhados pelos Batuqueiros, Índios, Índias e Baiantes.

Pra quem não sabe, o Boi de Santa Fé foi fundado por José de Jesus Figueiredo, mais conhecido por Mestre Zé Olhinho em 1988, junto com Raimundo Miguel Ferreira (Mestre Raimundinho) e João Madeira Ribeiro (já falecido), três abnegados e apaixonados boieiros do sotaque da Baixada.

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER