Retinoblastoma: o mais importante é a avaliação precoce do bebê, diz oftalmologista

SAÚDE
29/01/2022

Depois o apresentador Tiago Leifert e a esposa, jornalista Daiana Garbim, vieram a público anunciar que a filha Lua,1 ano, está com retinoblastoma, um câncer raro nos olhos, muitas dúvidas surgiram entre os internautas. E a pergunta era: que doença é essa?

Conversei com a oftalmolopediatra maranhense Milena Pinheiro, que faz parte da equipe da UDI Oftalmo, para tirar algumas dúvidas sobre essa doença. Ela informou que o retinoblastoma é o nome dado a um câncer que acontece nas células da retina, que não é comum, mas é por causa dele, também, que os oftalmologistas fazem o acompanhamento periódico das crianças com dilatação dos olhos. Geralmente a doença acomete bebês e crianças pequenas.

A oftalmologista disse que já diagnosticou casos de retinoblastoma, e alguns com diagnósticos não precoce. “A orientação é a avaliação da criança, sem ter receio de pingar o colírio, deixando o oftalmologista fazer o exame de fundo de olho. Não somente fazer o teste do olhinho, mas também fazer o acompanhamento oftalmológico completo do bebê, com ou sem sintomas”, orienta Milena Pinheiro.

O principal sintoma da retinoblastoma é o reflexo branco na pupila conhecido como reflexo de olho de gato. A oftalmologista diz que a doença tem cura, com diagnóstico precoce e tratamento adequado. “O tratamento depende muito do diagnóstico. Hoje existe a quimioterapia especifica para essa lesão. Somente nos casos mais graves, o tratamento é a retirada do olhinho”, explica.  

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER