Pesquisa eleitoral garante vantagem à Roseana Sarney

ESTADO
16/09/2017

Bastou sair mais uma pesquisa de intenções de votos para a disputa ao Governo do Estado, ano que vem, para os ânimos esquentarem. A pesquisa realizada pela Escutec, a pedido da Rádio Difusora AM, ouviu 2020 eleitores, entre os dias 5 a 9 de setembro, em 60 municípios maranhenses. O resultado mostra que caso a a ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) entre na disputa, ela estaria em primeiro lugar nas intenções de votos do eleitorado maranhense. Roseana Sarney até agora não se pronunciou o resultado. 

A principal pergunta da pesquisa era: se as eleições fosse hoje, e sendo os candidatos Roseana Sarney, Flavio Dino, Roberto Rocha e Maura Jorge, em quem os maranhenses votariam? O resultado mostrou que Roseana Sarney tem 36,9% da preferência do eleitorado contra 33,0% do governador Flávio Dino (PCdoB). Em terceiro lugar ficou o senador Roberto Rocha (9,1%) e a ex-prefeita Maura Jorge (5,0%). 

Agora, a mesma pesquisa também apontou que se a peemidebista não participar da disputa, Flávio Dino teria a preferência dos eleitores e venceria com 36% das intenções de votos, no primeiro turno, tendo como adversários o senador Roberto Rocha e a ex-prefeita Maura Jorge. Ou seja, o comunista tem todas as chances de conquistar a reeleição caso a ex-governadora não dispute o pleito.

Nome fora 

O nome do deputado estadual Eduardo Braide também vem sendo ventilado para essa disputa. No entanto, a pesquisa Difusora AM/Escutec sequer apareceu.  Talvez isto tenha acontecido porque até agora o próprio parlamentar não deu nenhum sinal que tenha interesse de disputar o cargo. A única certeza mesmo é a de que Eduardo Braide não sairá a reeleição para deputado estadual. E isso ele já vem falando a algum tempo. Entrei em contato com a assessoria de imprensa, sobre a pesquisa e a informação é de que o deputado "não se posicionou sobre isso".  

 

Ignorar a pesquisa

Pelo visto a ordem do Palácio dos Leões é que essa pesquisa seja ignorada. O governador Flávio Dino, o secretário de Articulação Política, Marcio Jerry, assessores e aliados preferiram, até o momento, fingir que ela nem existiu. Como comumente usam as redes sociais, o comunista e seus aliados até o fechamento desta matéria (15h30) não haviam postado nenhum tuite rebatendo os números. 

Atualizado as 16h29: Consegui contato com o Secretario Marcio Jerry e, por mensagem, ele disse que o cenário está tranquilo nas pesquisas que eles fazem e que o governador tem sólida vantagem. "Flávio Dino superior a 20 pontos percentuais e projeção de vitória em primeiro turno", afirmou. Ele ainda acrescentou: "Te garanto que é dado real apurado de forma bem qualificada tecnicamente".

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER