Pergunta que não quer calar: O Brasil tem "120 milhões de pessoas passando fome"

BRASIL
18/01/2023

Será que a ministra do meio ambiente, Marina Silva devia tá muito empolgada por participar do Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suiça? É que ela fez uma afirmação que tá dando o que falar. Ao participar de um painel, na terça-feira (17), Marina Silva tascou que no Brasil tem “120 milhões de pessoas passando fome”. Jezuuuuis! É mais da metade da população brasileira!

Foi uma gafe?? Sim pode ter sido, mas essa fala de Marina Silva não passou em branco pelas redes sociais e a ministra tem sido muito criticada. Centenas de  postagens falam, via Twitter, dizem que ela espalhou, a nível mundial, uma fake news.

Até a publicação dessa matéria, nem a assessoria do Ministério do Meio Ambiente e nem a própria Marina Silva vieram a público falar sobre essa afirmativa. Aliás, se isso for verdade, ela terá que apresentar documentos que comprovem  a sua fala ou antes de terminar o fórum em Davos, dia 20 de janeiro, ir a público e corrigir sua afirmativa.

Bom, fui fazendo uma pesquisa na internet, vi que o olhar para fome foi quem divulgou essas estatísticas. Segundo eles, em 2020, a Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (Rede PENSSAN) fez uma pesquisa e conclui que “apenas 44,8% dos lares tinham seus moradores e suas moradoras em situação de segurança alimentar".  Os dados da tal pesquisa afirmavam que "55,2% dos domicílios os habitantes conviviam com a insegurança alimentar, um aumento de 54% desde 2018 (36,7%)". Assim a Rede Penssan garantia assim que “em números absolutos: no período abrangido pela pesquisa, 116,8 milhões de brasileiros não tinham acesso pleno e permanente a alimentos”.

Os dados foram atualizados para 2020/2021 e a mesma Rede Penssan afirma e que “a continuidade do desmonte de políticas públicas, a piora na crise econômica, o aumento das desigualdades sociais e o segundo ano da pandemia da Covid-19 mantiveram mais da metade (58,7%) da população brasileira em insegurança alimentar, nos mais variados níveis de gravidade”, ou seja, “mais da metade da população do país — 125,2 milhões de pessoas”.

A pergunta é: será que foi nesse site que a ministra Marina Silva se baseou ao afirmar em Davos que metade da população brasileira passa fome? Esse site pode comprovar esses dados que tem apresentado?

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER