Cerca de 75.213 registros foram enviados pelas prefeituras gaúchas para o sistema do Auxílio Reconstrução. Desses, 44.592 tiveram o pagamento autorizado após checagem dos cadastros enviados, sendo que 42.572 são de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre.
Cada família irá receber o valor de R$ 5.100. O anúncio do pagamento foi feito pelo ministro extraordinário para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
Segundo o site do governo federal, o Auxílio Reconstrução é uma ajuda do Governo Federal para que as famílias possam retomar suas vidas, para quem perdeu geladeira, fogão, televisão, sofá, colchão possa comprar esses bens, para quem teve a casa parcialmente destruída possa fazer uma pequena reforma.
As famílias foram cadastradas pelas prefeituras no sistema do governo federal e um integrante da família validou as informações. A lista com os nomes das famílias já foi enviada à Caixa, que irá pagar o benefício.
As famílias não precisam abrir contas no banco. A Caixa identificará se o responsável já tem conta-poupança ou corrente na instituição e fará o crédito automaticamente.
Caso o beneficiário não tenha conta, o próprio banco se encarregará de abrir uma Poupança Social Digital para o pagamento do auxílio. O valor poderá ser movimentado pelo aplicativo Caixa Tem.
"Tão logo as pessoas validem as informações das famílias, no prazo de 48 horas, esse dinheiro vai estar na conta", informou Pimenta, em entrevista à imprensa em Porto Alegre, ao lado de demais ministros do governo federal.