Morte de Ebrahim Raisi: presidentes enviam mensagens de pêsames

INTERNACIONAL
20/05/2024

Repercute no mundo a morte do presidente iraniano Ebrahim Raisi, em um acidente de helicóptero no domingo, dia 19, após uma visita oficial ao noroeste do Irã, perto da fronteira com o Azerbaijão. No acidente morreram também mais oito pessoas, dentre elas o ministro das Relações Exteriores, Amir-Abdollahian.

O líder supremo do Irã, Ali Khamenei, nomeou o vice-Presidente Mohammad Mokhber, como chefe de Estado interino e este assume o cargo até as próximas eleições, que devem ocorrer no máximo em 50 dias, segundo um comunicado. Foi decretado cinco dias de luto pela morte de Ebrahim Raisi. Iranianos se reúnem na praça Vali-Asr durante uma cerimônia de luto.

O chefe do Estado-Maior das Forças Armadas iranianas, Mohammad Bagheri, ordenou hoje uma investigação sobre as causas do desastre de helicóptero que matou o Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e a sua comitiva, segundo a agência de notícias ISNA.

Líderes mundiais emitem mensagem de pesar

“Com pesar soube da confirmação da morte do Presidente iraniano Ebrahim Raisi e do seu chanceler Hossein Amir Abdollahian, e de todos os passageiros e tripulação após a queda do seu helicóptero. Minhas condolências aos familiares de todas as vítimas, ao governo e ao povo iraniano”, escreveu o presidente Lula da Silva em seu relato no X.

O Presidente chinês, Xi Jinping, classificou hoje a morte do homólogo iraniano Ebrahim Raisi como trágica e uma "grande perda para o povo iraniano", divulgou o Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês.

O Presidente da Autoridade Nacional Palestiniana, Mahmoud Abbas, apresentou condolências à República Islâmica do Irão após a morte do Presidente, Ibrahim Raisi, num acidente de helicóptero no domingo.

O primeiro-ministro português, Luís Montenegro, expressou hoje as suas condolências ao povo iraniano pela morte do Presidente do Irão, Ebrahim Raisi, e do chefe da diplomacia daquele país, Hossein Amir-Abdolahian, num acidente de helicóptero.

O Presidente russo, Vladimir Putin, prestou homenagem ao Presidente iraniano, Ebrahim Raisi, morto num acidente de helicóptero, descrevendo-o como um "político notável" e um "verdadeiro amigo" da Rússia.

 

*Com informações da Lusa

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER