Crise climática: o presidente dos EUA, Joe Biden, afirma que “é hora de agir”

MUNDO
28/01/2021

“Ambicioso”. Essa foi a definição feita pelo presidente dos EUA, Joe Biden, ao assinar uma série de decretos para combater a crise climática. Segundo ele, os americanos já esperaram muito tempo para lidar esse problema.

“Na minha visão, nós já esperamos demais para lidar com essa crise climática”, disse Biden em cerimônia na Casa Branca, destacando a ameaça que o país enfrenta com a intensificação de tempestades, incêndios florestais, enchentes e secas relacionadas às mudanças climáticas. “É hora de agir”, enfatizou.

Para combater a crise climática, Biden pretende cortar subsídios de combustíveis fósseis, gerar empregos dentro da economia sustentável, dobrar produção de energia eólica, suspender novas explorações de gás e petróleo em terrenos e águas públicas e também reservar 30% das terras e águas federais como áreas de proteção até 2030.

Segundo a agência Reuters, o foco de Biden na mudança climática animou parceiros internacionais e defensores do clima, mas contrariou a indústria petrolífera, que argumenta que as medidas custarão milhões de empregos e bilhões de dólares ao país em um momento no qual a economia está abalada pela pandemia de Covid-19.

 

Com informações da Reuters e Folha

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER