Eu parei para assistir a coroação do Rei Charlles III e da Rainha Camilla, realizada no sábado (6) e transmitida pelas TVs e Internet. Foi uma grande festa no Reino Unido. A cerimônia cheia de simbologia foi realizada na Abadia de Westminster, em Londres.
Charlie III se tornou o 40º monarca reinante e foi coroado com a coroa de St. Edward. Ela foi feita para o rei Charles 2º no século XVII e só é usada quando o monarca é coroado.
"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testemunho e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", afirmou Charlles III. Após sua coroação, sua esposa Camilla foi coroada rainha.
No momento da coroação do rei Charles III, uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 tiros foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, incluindo Edimburgo, Cardiff e Belfast, e em navios da Marinha Real.
Cerca de 2.200 convidados assistiram a coroação na Abadia, dentre eles, as celebridades Katy Perry, Lionel Richie, Joanna Lumley e Emma Thompson. O presidente Lula, acompanhado da primeira-dama Janja, estava entre os chefes de estado presente a cerimônia, assim como o presidente francês Emmanuel Macron e a primeira-dama da Ucrânia, Olena Zelenska.
O ritual de coroação teve várias simbologias, mas também alguns momentos considerados históricos, dentre eles a participação do coro da Ascensão. Vestidos de branco, o grupo de cantores cantou lindamente e balançou enquanto executavam a peça Aleluia especialmente composta para esse momento.
Essa é a primeira vez que uma cerimônia de coroação incluiu bispas, bem como hinos e orações cantadas em galês, gaélico escocês e gaélico irlandês, além de inglês. Esta também foi a estreia de representantes de outras religiões (que não os da Igreja da Inglaterra)
Outro momento considerado emocionante pelo público foi quando o príncipe William prestou homenagem a seu pai. Ele se ajoelhou para jurar lealdade ao rei, antes de beijá-lo na bochecha. Ele foi o único príncipe de sangue a prestar homenagem.
Foram tantos momentos cheios de significados e que ficarão para a história. Essa foi a coroação foi o maior evento cerimonial desde a ascenção da mãe de Charles ao trono, a rainha Elizabeth II, em 1953.
*Com informações da BBC e G1