Terremoto no México e Furacão no Caribe: devastação e desespero

MUNDO
19/09/2017

 

A terça-feira (19) foi de tristes notícias vindas do México e Caribe. É que os locais foram atingidos por um terremoto e furacão, respectivamente.  Dezenas de imagens e videos foram postados nas redes sociais e mostraram como os locais ficaram depois dos desastres naturais.

México em alerta

Um forte terremoto de 7.1 de magnitude atingiu o México na tarde desta terça-feira (19). O tremor ocorreu na cidade de Raboso e foi sentido na Cidade do México. Cerca de 27 prédios desabaram e segundo informações oficiais, até o momento 134 pessoas morreram. O aeroporto foi fechado por causa de rachaduras na pista e as escolas cancelaram as aulas. O prefeito da Cidade do México disse que há pessoas presas nas ruínas de alguns prédios. O desespero tomou conta da população.

O tremor que abalou a cidade aconteceu no mesmo dia em que era lembrado o 32º aniversário do grande terremoto de 1985, que deixou mais de 10 mil mortos na capital mexicana. Pela manhã a Secretaria de Proteção Civil mexicana havia realizado uma simulação de um terremoto de magnitude 8.0, com epicentro em Guerrero e que havia durado 2 horas.

Furacão Maria

A passagem do furacão Maria causa estragos por onde passa. A tempestade de categoria 5, causou uma “devastação generalizada” na ilha de Dominica, disse o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit, no Facebook. Os ventos contínuos máximos de 250 km/h, arrancaram os telhados de quase todas as casas da ilha. "Nós precisaremos de ajuda, precisaremos de ajuda de todo tipo. É muito cedo para falar da situação dos portos marítimos, mas suspeito que eles não estarão operando nos próximos dias", afirmou o primeiro-ministro, Roosevelt Skerrit.

A situação estava tão fora de controle que ao longo do dia, moradores de Dominica invadiram os supermercados atrás de produtos de necessidades básicas. Os aeroportos e portos estão fechados. Depois de passar por Dominica, o furacão Maria se dirige para Saint Croix (Ilhas Virgens) e Porto Rico, com ventos de até 250km/h, segundo o Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos.

 

*Com informações do Último Segundo e Agência Brasil

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER