Sergio Moro é confirmado Ministro da Justiça no governo Bolsonaro

NACIONAL
01/11/2018

O juiz federal Sérgio Moro aceitou o convite do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) para chefiar o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Após reunião, realizada na casa de Bolsonaro, no Rio de Janeiro, na manhã desta quaita-feira (1), o jurista divulgou nota dizendo que aceitou "honrado" o convite. “Uma forte agenda anticorrupcao e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão”, disse.

Pelo Twitter, o presidente Bolsonaro confirmou o nome do novo ministro. “O juiz federal Sérgio Moro aceitou nosso convite para o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Sua agenda anti-corrupção, anti-crime organizado, bem como respeito à Constituição e às leis será o nosso norte!”, escreveu.

A decisão do magistrado fez as redes sociais irem a loucura e o nome Moro foi parar nos trendig topic do Twitter. E foi pelo Twitter que políticos se pronunciaram sobre a decisão do juiz. “Ao aceitar o convite para ser Ministro da Justiça, Sergio Moro decide tirar a toda para fazer política”, postou a deputada federal Manuela D’Avila (PCdoB).

 O deputado Lindberg Farias fez questão de mostrar seu descontentamento: “Poucas coisas podem ser mais descaradas do que isto. Sempre alertamos que Moro atuava como militante, e não como magistrado. Depois de interferir no processo eleitoral, vira ministro do candidato beneficiado por ele. Em qualquer lugar do planeta isso seria um escândalo”.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também se pronunciou. “Moro na Justiça. Homem sério. Preferia vê-lo STF, talvez uma etapa. Fusões de ministérios sim, com prudência. Já vimos fracassos colloridos. Torço pelo melhor,  temo que não, sem negativismos nem adesismos. A corrupção arruína s política e o país. Se Moro a combater ajudará o país.”

A deputada federal reeleita Maria do Rosário também usou o microblog para criticar a decisão de Moro. “É antiético o juiz ter beneficio politico de suas sentenças. Moro prendeu Lula, impediu habeas corpus e barrou sua candidatura. Será Ministro de quem foi favorecido por isso. Bols. anunciou prisão de opositores. Moro já prendeu. Quando começa a parte de “metralhar petralhas?”

Já a advogada Janaina Paschoal, eleita deputada estadual pelo PSL/RJ, afirmou ter achado natural o convite ter sido aceito. “O Juiz Sérgio Moro virou referência de Justiça (no mundo). Parece natural que um Presidente, que quer otimizar o processo de depuração do país, convide aquele que virou referência de Justiça para dirigir o Ministério da Justiça! Quem tem medo de Moro no MJ?”.

Nota divulgada pelo juiz Sérgio Moro

Fui convidado pelo Sr. Presidente eleito para ser nomeado Ministro da Justiça e da Segurança Publica na próxima gestão. Após reunião pessoal na qual foram discutidas políticas para a pasta, aceitei o honrado convite. Fiz com certo pesar pois terei que abandonar 22 anos de magistratura. No entanto, a perspectiva de implementar uma forte agenda anticorrupcao e anticrime organizado, com respeito a Constituição, a lei e aos direitos, levaram-me a tomar esta decisão. Na pratica, significa consolidar os avanços contra o crime e a corrupção dos últimos anos e afastar riscos de retrocessos por um bem maior. A Operação Lava Jato seguira em Curitiba com os valorosos juízes locais. De todo modo, para evitar controvérsias desnecessárias, deve desde logo afastar-me de novas audiências. Na próxima semana, concederei entrevista coletiva com maiores detalhes.

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER