Redução da pena de Lula gera criticas e manifestações de apoio nas redes sociais

JUSTIÇA
23/04/2019

Foi grande a repercussão do julgamento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nas redes sociais, houveram manifestações de apoio e criticas a decisão da Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de reduzir a pena do petista no caso do triplex no Guarujá (SP), de 12 anos e um mês para 8 anos e 10 meses de prisão. Os ministros também reduziram de R$ 16 milhões para R$ 2,4 milhões o valor dos danos que devem ser reparados por Lula em decorrência das vantagens indevidas recebidas.

Agora, era os ministros debatendo e votando no STJ e os internautas fazendo a mesma coisa nas redes sociais. A maioria das manifestações vieram do Twitter com as pessoas disputando likes, retuites e comentários nas hashtags #LulaLivreJá e #LulaNaCadeia., que geraram milhares de opiniões a favor e contra.

O cantor Lobão fez uma tuitada sobre a decisão. “Lula deve erguer as mãos ao ceús e agradecer de não estar em julgamento seus crimes  de lesa pátria, Pois todos os seus processos  em trânsito são café pequeno diante de sua responsabilidade estupenda por tantas desgraças ocorridas sob sua gestão”, escreveu.  

Já a deputada federal Gleise Hoffmann disse que Lula merecia a absolvição. “O STJ se ateve a meras formalidades para não examinar o mérito e absolver Lula. Por isso vamos recorrer até ser reconhecida sua inocência. Mas pela primeira vez uma corte superior apontou os abusos de Moro e do TRF4 com a redução das penas em mais de um terço. A luta continua!”, postou em seu microblog.

O ex-candidato a presidência Guilherme Boulos aproveitou para criticar o Ministro Sergio Moro. “A redução de pena mostra um primeiro gesto para desfazer os absurdos de Curitiba e do TRF 4 no caso Lula. Mas ainda muito insuficiente. Faltou coragem ao STJ para enfrentar a farsa de Moro”.

“Petista é um bicho tão sem vergonha q o Capiroto foi julgado e condenado (de novo, por todos os crimes) em terceira instância e os nego tão comemorando pq reduziu a pena um tiquinho”, escreveu um internauta.

O advogado e deputado estadual por São Paulo, Emídio de Souza, afirmou que o ex-presidente Lula disse que o julgamento foi mais um capítulo da farsa que foi encenada desde a investigação e seguiu na acusação. Segundo ele após saber do resultado, Lula disse: “Até aqui não tive direito a um julgamento justo”. 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER