“Em nenhum momento o prefeito sentou conosco ou enviou algum documento"

CIDADE
29/08/2017

Os professores do município de São Luís continuarão com os braços cruzados. Pelo menos é o que garantiu a presidente do sindicato da categoria, Elisabeth Castelo Branco. “Em nenhum momento o prefeito sentou conosco ou enviou um documento. Nós solicitamos que ele receba uma comissão, mas não tivemos nenhum retorno”, afirmou. Os professores, que estão em greve há quase 30 dias, também ocuparam a Secretária Municipal de Educação (SEMED) desde o dia 24 de agosto e disseram que ficarão no prédio até a prefeitura de São Luís retomar o diálogo com a categoria e negociar.

Para esta jornalista, a presidente explicou que nem o prefeito Edivaldo Holanda Junior e nem o secretário de educação, Moacir Feitosa, abriram diálogo com o Sindicato e que os dois têm sido intransigentes, apesar das diversas vezes que o sindicato buscou o diálogo com os gestores. Ela garante que a prefeitura não paga um dos maiores pisos salariais do país como vem sendo falado em propaganda, que isso “não passa de uma incoerência” e que para ter um salário "melhorzinho" o professor tem que ter pelo menos 25 anos de trabalho.

A representante do Sindeducação garante que os professores não recebem nenhum tipo de auxílio. Só o salário. E acrescenta que a rede municipal de ensino, não tem a mínima condição para os professores lecionarem, pois falta água, iluminação, ventiladores, merenda escolar de qualidade, transporte escolar digno e valorização dos profissionais do magistério. “Quem sabe da necessidade somos nós. Para você ter uma ideia, até tinta para o pincel temos que comprar”, disse. Segundo Elisabeth Cardoso, o gestor se demonstra inerte diante dos problemas da cidade e que isso é uma incoerência por parte de um administrador público. “O prefeito não faz e nem nunca fez uma política de valorização da categoria”, afirma.

Um funcionário público que pediu para não ser identificado, disse que não é só os professores que passam por dificuldades, mas que “todos os servidores estão sem condições dignas de trabalho e que a revolta dos professores é justa. Ele afirmou que os professores têm toda razão de fazer greve já que “as vantagens aos professores foram congeladas e até licença prêmio está sendo indeferida, mas que os debaixo do pano prevalece”, falou. Indignado com a situação, a pessoa ainda acrescentou: “São Luís sangra com esses governantes. De todos os tempos, são os piores”.  

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER