Preso na Bolivia, o italiano Cesare Battisti aguarda decisão de extradição

13/01/2019

A prisão do italiano Cesare Battisti repercute na imprensa nacional e internacional. Ele foi detido na Bolívia, onde estava foragido, desde 14 de dezembro, após deixar o Brasil, quando foi autorizada a sua extradição pelo então presidente Michel TemerBattisti foi condenado na Itália por quatro assassinatos na década de 1970. 

O italiano foi preso pela policia bolivina e por uma equipe da Interpol formada por agentes italianos e brasileiros. A prisão aconteceu enquanto caminhava por uma rua da cidade boliviana de Santa Cruz de la Sierra. Battisti não ofereceu resistência e ao ser abordado pelos policiais, usava calça azul e camiseta, óculos escuros e barba falsa.

O ministro da Justiça da Itália, Alfonso Bonafede, declarou que o foragido "agora será entregue à Itália" para que cumpra sua pena. Ele escreveu no Facebook que "O tempo passado não sanou as feridas que Battisti deixou nas famílias das suas vítimas e no povo italiano, assim como que não diminuiu o desejo humano e institucional de obter justiça.

Na manhã deste domingo (13), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que com a captura do italiano Cesare Battisti, de 64 anos, “finalmente a justiça será feita”. Ele também elogiou os responsáveis pela prisão. "Parabéns aos responsáveis pela captura do terrorista Cesare Battisti! Finalmente a justiça será feita ao assassino italiano e companheiro de ideiais de um dos governos mais corruptos que já existiram do mundo [PT].”

Ainda não foi definido se o italiano deverá retornar ao Brasil antes de ser extraditado à Itália. Um avião da Agência de Inteligência do governo italiano está na Bolívia aguardando orientações. Já os ministérios da Justiça e Segurança Pública e o das Relações Exteriores do Brasil emitiram nota informando que estão tomando todas as providências necessárias para cumprir a extradição de Battisti e entregá-lo às autoridades italianas.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER