Papa Francisco concede a bênção especial “Urbi et Orbi”

MUNDO
27/03/2020

Diante da Praça de São Pedro, no Vaticano, completamente vazia, e acompanhado da chuva, o Papa Francisco concedeu a bênção extraordinária de "Urbi et Orbi", normalmente concedida apenas no Natal e na Páscoa.

A mensagem de Francisco aos fiéis, foi levar um acalento ao mundo, neste momento, em que todos se encontram em meio à tempestade causada pela pandemia do coronavírus.

Francisco mandou uma mensagem: é preciso mudar. É preciso que mesmo diante do da tempestade sejamos capazes de nos preocuparmos com o próximo. A imagem durante a celebração era de um papa que carregava em seus ombros todo o peso do mundo.  

“Há semanas, parece que a tarde caiu. Densas trevas cobriram as nossas praças, ruas e cidades; apoderaram-se das nossas vidas, enchendo tudo de um silêncio ensurdecedor e de um vazio desolador… Nos vimos amedrontados e perdidos.”

O Santo Padre escolheu um trecho do Evangelho de Marcos que fala sobre a tempestade acalmada por Jesus. E foi com essa passagem bíblica que Francisco fez a sua homília. “Na nossa avidez de lucro, deixamo-nos absorver pelas coisas e transtornar pela pressa. Não nos detivemos perante os teus apelos, não despertamos face a guerras e injustiças planetárias, não ouvimos o grito dos pobres e do nosso planeta gravemente enfermo. Avançamos, destemidos, pensando que continuaríamos sempre saudáveis num mundo doente. Agora, sentindo-nos em mar agitado, imploramos-Te: «Acorda, Senhor!»”, disse.

O Pontífice fez questão de lembrar das pessoas que não aparecem nas tvs e nas revistas, mas que são essenciais e que doaram a sua vida para ajudar o próximo nesse momento tão triste. “Não são pessoas famosas, mas são “médicos, enfermeiros, funcionários de supermercados, pessoal da limpeza, transportadores, forças policiais, voluntários, sacerdotes, religiosas e muitos – mas muitos – outros que compreenderam que ninguém se salva sozinho”.

Foram palavras acalentadoras, mas que tem uma mensagem muito forte para o mundo: Estamos todos no mesmo barco e somos “chamados a remar juntos”.

Depois da homília e da adoração ao Santíssimo, o Papa Francisco concedeu a benção “Urbi et Orbi”, que significa que significa "à cidade (de Roma) e ao mundo". A oração é especial porque concede a Indulgência Plenária (perdão coletivo pelos pecados) - sob as condições estabelecidas no decreto da Penitenciária Apostólica.

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER