Nascimentos de prematuros é grave problema de saúde pública

SAÚDE
20/11/2019

De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil configura-se como o décimo país em número de recém-nascidos pré-termo, no qual uma média de 10 a 12% dos bebês nascem com menos de 37 semanas.

São 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo que nascem prematuros. No Brasil, 340 mil bebês a cada ano, o equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos. Muitos destes bebês não sobrevivem ou ficam com sequelas.

Para esclarecer sobre esse grave problema de saúde pública, o Hospital Universitário da UFMA, realizou o dia “D” da Prematuridade. A campanha, que teve depoimento de mãe de recém-nascido prematuro, apresentação de corais e mini palestra, foi realizada com o intuito de sensibilizar sobre esse grave problema que é responsável pelos elevados índices de morbimortalidade neonatal.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a presença das famílias e também o empenho da equipe que tem buscado intensamente oferecer o melhor atendimento a esses usuários. “Fazer o bem para nós é muito importante. Tenho certeza que apesar de uma jornada de trabalho que às vezes é muito difícil, olhar o resultado positivo desse esforço é engrandecedor. Olhar essas crianças e adolescentes bem, depois de toda uma luta pela vida, não tem preço. Parabenizo a todos, pela força e confiança das famílias e pelo empenho de toda a equipe multiprofissional”, disse.

Além do Dia “ D”, a Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA está promovendo durante o mês de novembro, uma Caravana de Prevenção à Prematuridade, no qual estão percorrendo setores como o Ambulatório de Pré-natal, a enfermaria de alto risco, o Follow-up (ambulatório que atende os prematuros até os sete anos de idade), o Banco de Leite, além das Unidades Básicas de Saúde que tem o pré-natal vinculado ao HU-UFMA, são elas: a da Liberdade, do São Francisco, Paulo Ramos e a Bezerra de Menezes. A equipe irá estender a itinerância também para o prédio da Defensoria Pública, que conta com um fluxo grande de pessoas na recepção.

 

*Com informações da Unidade de Comunicação Social da HU-UFMA

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER