Joaquim Barbosa não pretende concorrer à Presidência

NACIONAL
08/05/2018

O ex-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) Joaquim Barbosa, filiado ao PSB, anunciou por meio de sua conta pessoal no Twitter, na manhã desta terça-feira (8), que não será candidato à Presidência da República. "Está decidido. Após várias semanas de muita reflexão, finalmente cheguei a uma conclusão. Não pretendo ser candidato a Presidente da República. Decisão estritamente pessoal", escreveu.

Apesar de nunca ter disputado uma eleição, o ex-ministro ganhou notoriedade após o julgamento do mensalão petista no STF, em 2012. Ele que havia se filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) no início do mês passado, apareceu em quarto lugar na última pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 11 e 13 de abril, com 8% das intenções de voto, ficando atrás do ex-presidente Lula (31%), Jair Bolsonaro (15%) e Marina Silva (10%).

Barbosa se aposentou em 2014 e em seu lugar assumiu o ministro Ricardo Lewandowski. Na época, ele disse que com a aposentadoria iria “caminhar pelas ruas tranquilamente” e que ia buscar uma vida diferente. Se tivesse aceitado concorrer ao pleito e fosse eleito, Barbosa será o segundo presidente negro da história do Brasil - o primeiro foi Nilo Peçanha, entre junho de 1909 e novembro de 1910.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER