Furacão que destruiu ilhas no Caribe atingirá a Flórida neste domingo

MUNDO
09/09/2017

Depois de causar destruição em várias ilhas do Caribe e matar 21 pessoas, o furacão Irma segue para a Flórida. O estado será atingido na madrugada deste domingo (11). Segundo o Centro Nacional de Furacões (NHC, sigla em inglês), ele chegará em Miame com categoria 5 e ventos máximos de 258 km/h, que segundo especialistas é similar à velocidade de alguns trens de alta velocidade.

Além da Flórida também devem ser atingidos a Virginia, Carolina do Sul, Carolina do Norte, Georgia e Alabama. O governador da Flórida, Rick Scott, postou uma mensagem pedindo ajuda de mil enfermeiros voluntários para atuar nos abrigos para pessoas com necessidades especiais do estado. JO presidente Donald Trump já decretou emergência em alguns deles e garantiu que o apoio federal será imediato em caso de necessidade

População evacuada

Mais de 680 mil moradores de Miame deixaram suas casas em busca de lugares mais seguros. O governo estadual suspendeu a cobrança de pedágio nas estradas para facilitar a evacuação. “ São milhares de carros nas estradas e o trânsito está muito carregado”, postou em suas redes sociais a brasileira Alice Vieira, que mora em Miame, mas estava indo para Atlanta.

E a situação é dramática. Nos supermercados, as prateleiras estão vazias. Em alguns postos o combustível já está em falta. As pessoas que vão ficar na cidade tentam se proteger como podem. As janelas e portas das casas estão sendo protegidas com placas de madeira e ferro e sacos de areia colocados nas portas para o caso de inundações. Escolas, universidades e prédios públicos ficarão fechados até segunda-feira e centenas de abrigos já foram providenciados.

Voos cancelados no Brasil

Todas as decolagens do Brasil com destino a Miame e Flórida estão suspensas. E o nome do causador de todos os transtornos tem um nome: Furacão Irma. Ele que já causou 21 mortes no Caribe, cão está se movendo pelas Bahamas, rumo a Cuba e à Flórida, segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA. De categoria 4, o Irma ainda é "extremamente perigoso". Segundo a Inframérica, que administra o aeroporto JK, neste sábado (9) não haverá pousos nem decolagens. No domingo (10), e na segunda-feira (11), os pousos estão mantidos, mas os embarques de Brasília para Miami foram suspensos.

A Latam, Azul, Avianca e American Airlines cancelaram os voos com destino ou chegada da Flórida. As companhias aéreas recomendam aos passageiros com bilhetes para as regiões do Caribe e da Flórida que chequem os sites das empresas para ver se houve cancelamento ou alteração nos voos. As empresas estão oferecendo a possibilidade de remarcação das passagens sem cobrança de taxa.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER