Festa de São Marçal, força, energia e tradição que mobiliza e encanta

SÃO JOÃO 2019
01/07/2019

A festa de São Marçal, mais uma vez, atraiu milhares de brincantes de bumba-bois que, durante todo o ensolarado último domingo de junho, foram para a Avenida São Marçal, em São Luís, homenagear a tradição da cultura maranhense.

É uma festa onde o que mais importa é o amor e dedicação daqueles que fazem a nossa cultura. É uma festa do povo que ama a cultura, seja ele maranhense ou não. Que o diga o servidor federal cearense, e fotógrafo, Adriano Almeida.

“Para mim ela é uma festa muito complexa e sofisticada por todos os elementos envolvidos. Podemos ver vivamente dançando e cantando traços da formação do nosso povo brasileiro e os reflexos das culturas das nações negras, dos povos originários indígenas e européias. Contemplá-la me ajuda a entender quem somos como povo”, afirma. 

Há 12 anos, Adriano, estando na cidade, na data, sempre vai ao bairro do João Paulo participar desse momento festivo. E no domingo (30) não foi diferente, Ele, que tem construído ano a ano, através da fotografia, uma narrativa visual que conte, sob seu olhar, uma parte do seu encantamento com a Festa de São Marçal, fez mais de 200 fotos em quase 4 horas que esteve no bairro do João Paulo, local do evento.

“Independente de qual dia da semana caia o dia 30 de julho, seja dia útil ou final de semana, faça chuva ou sol, sempre há milhares de pessoas dispostas a seguirem cortejo junto com suas comunidades ao som das toadas, pandeirões e matracas”, disse para essa matéria exclusiva para o Blog Jacieny Dias.

1 COMENTÁRIO

Carla
01/07/2019
Parabéns pelo matéria! !!!

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER