Felipe Camarão vai continuar à frente da Secretaria de Estado da Educação

EDUCAÇÃO
22/10/2018

Uma coisa é inegável: o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, tem se dedicado no  trabalho que realiza na pasta. Uma prova disso é o seu empenho com o Escola Digna, carro chefe da gestão atual, projeto que está mudando a realidade educacional nos municípios maranhenses. “Em colaboração com os municípios, construímos escolas, substituímos mais de 120 escolas de taipa ou que funcionavam em estruturas inadequadas; formação para os profissionais e a indução de programas complementares”, afirma o secretário.

O projeto inclusive rendeu um livro: Escola Digna, “o caminho da política de transformação social do Maranhão”, lançado na I festa Literária de Itapecuru Mirim e reúne artigos publicados entre os anos de 2016 e 2018. O auxiliar afirma que estes artigos “refletem as ações do Governo Flávio Dino com o propósito em mudar o cenário educacional maranhense, para proporcionar às crianças, jovens e adultos as práticas educativas indispensáveis à sua formação, enquanto cidadãos livres, conscientes e comprometidos com a sociedade em que vivem”.

Para o secretário, o que mais lhe gratifica estar à frente do Escola Digna é poder melhorar a vida das pessoas pela educação. “Povoados longínquos do Maranhão que nunca receberam qualquer ação do poder público hoje contam uma linda escola, totalmente equipada e com professores que estão recebendo qualificação. Cada entrega de um equipamento educacional nos traz a certeza de que este é o caminho do desenvolvimento do Maranhão”, fala.

E como será o trabalho em 2019? “Os próximos anos serão alicerçados no fortalecimento do Regime de Colaboração e do Ensino Médio, com uma política educacional voltada à aprendizagem. Na colaboração com as redes municipais, o ‘Escola Digna’ ganhará o reforço do Pacto pela Aprendizagem, que será lançado no mês de novembro pelo Governador Flávio Dino, com o aporte de material pedagógico estruturado; oferta de formação e intervenção na rede física, e acompanhamento de metas para elevação dos índices educacionais. No Ensino Médio, instituiremos o Sistema Maranhense de Avaliação Educacional; seguiremos com a expansão das escolas de tempo integral; oferta de formação continuada, alcançando todas as áreas de conhecimento; melhoria da rede física e a valorização dos profissionais da educação, que já são marcas desta gestão”.

Futuro candidato a prefeito? Bom, o desempenho e a dedicação do secretário já o coloca como um bom nome para concorrer ao cargo de prefeito de São Luís na próxima eleição municipal. Mas o que ele acha isso? “Ainda não é o tempo de tratar sobre esse assunto. Não penso nessa hipótese neste momento”, desconversa. Segundo o auxiliar, a sua “última intenção é continuar ajudando o Governador Flávio Dino, trabalhando muito pela educação”. Detalhe: Felipe Camarão adiantou para o nosso blog que já foi convidado pelo governador Flávio Dino para continuar à frente da pasta.

 

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER