Eleições 2018: brasileiros escolhem os seus representantes.

ELEIÇÕES
07/10/2018

Mais de 147 milhões de brasileiros estão aptos a votar. E serão esses eleitores que vão às 480 mil seções eleitorais, das 8h às 17h, escolher  presidente, governador, senadores e deputados em 5.570 municípios. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), meio milhão de brasileiros vão às urnas fora do território brasileiro - estes já estão habilitados a escolher um presidente.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Rosa Weber, em pronunciamento fez um pedido aos brasileiros: “Não abramos mão desta chance! Não deixemos que os outros decidam por nós! (...) Compareça amanhã à seção eleitoral e vote com consciência.”

No Maranhão, seis candidatos disputam a vaga para o governo do estado. Já 11 estão  concorrendo ao Senado,  213 candidatos disputam as vagas para Deputado Federal e 535 candidatos correm atrás das 42 vagas da Assembleia Legislativa do Maranhão.

Como votar

Para votar, o eleitor deverá ir à sua seção eleitoral, disponível no site do TSE, portando documento de identificação com foto (carteira de identidade, de trabalho, de motorista ou certificado de reservista) mais o título de eleitor – se esquecer o título, é possível votar se apresentar documento com foto (não serve certidão de casamento ou nascimento).

Além disso, os eleitores poderão usar o e-título, aplicativo de celular que traz a versão digital do título de eleitor impresso. O e-titulo contém as informações sobre a situação do eleitor e local de votação, e pode até substituir o documento com foto para aquele eleitor que já fez o recadastramento biométrico. Lembrando que o eleitor pode lvar uma cola

Após se apresentar ao mesário, o eleitor deverá se dirigir à urna eletrônica, digitar o número do candidato escolhido e apertar o botão “confirma” (tecla verde) na seguinte ordem:

Deputado federal (quatro dígitos);

deputado estadual ou distrital (cinco dígitos);

senador (três dígitos);

senador (três dígitos);

governador (dois dígitos);

presidente (dois dígitos).

Cola eleitoral

O eleitor pode levar, em papel, os números dos candidatos anotados. A cola eleitoral (imprima aqui)  é permitida e recomendada pela Justiça Eleitoral, pois o eleitor irá votar para cinco cargos (deputado federal, deputado estadual ou distrital, dois senadores, governador e presidente). Não é permitida a "cola" em celular na hora de votar.

Uso de celular e tirar selfie

Na cabine de votação, celulares, máquina fotográfica, filmadoras ou outro dispositivo eletrônico não são permitidos. Os equipamentos podem corromper o sigilo do voto, ou seja, não pode tirar selfie na hora da votação ou tirar foto do voto. O eleitor que baixou o e-Título vai apresentá-lo ao mesário e depositará o celular em uma mesa enquanto estiver na cabine de votação. Ao final, o aparelho será devolvido pelo mesário.

 

*Com informações do G1 e Agência Brasil

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER