Dia D de Vacinação acontece neste sábado em São Luís

CIDADE
03/08/2018

Neste sábado (4) será realizado, pela Prefeitura de São Luís, o Dia D Municipal de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite. A ação tem como objetivo proteger a população contra as doenças e atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é imunizar 95% de 61.700 crianças pertencentes ao grupo prioritário, na capital.

A campanha na capital maranhense foi antecipada antes mesmo da mobilização nacional definida pelo Ministério da Saúde. Iniciada no dia 23 de julho, ela contabiliza resultados positivos ao atingir, nos 10 primeiros dias de vacinação, um percentual de cobertura perto de 13%. A expectativa é que um número representativo de pessoas compareça aos postos de vacinação neste sábado levando os filhos para tomar as doses.

Para o Dia D Municipal de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite, a Prefeitura de São Luís vai disponibilizar 63 postos de vacinação, em todos os distritos de saúde da capital. A ação acontece das 8h às 12h, para imunizar as crianças de um ano até menores de cinco anos, que são o público-alvo, e também pessoas com idades até 49 anos, que poderão se vacinar contra o sarampo.

Além disso, outras estratégias também serão realizadas visando à massificação da imunização aos grupos prioritários. Entre estas está a vacinação de crianças diretamente nas creches e escolas da rede municipal de ensino, a partir de segunda-feira (6), quando os alunos retornam às aulas para o segundo semestre letivo.

O secretário municipal de Saúde, Lula Fylho, destacou que a saúde é uma prioridade da gestão do prefeito Edivaldo, que não mede esforços no sentido de garantir à população os cuidados preventivos necessários. "A imunização contra doenças como o sarampo e a poliomielite, infecções altamente contagiosas, é uma dessas ações. Para isso, o município adotou diversas estratégias para atingir o público-alvo da campanha e chegar a meta estipulada", observou o titular da Semus.

"Queremos continuar mantendo a marca da erradicação dessas doenças na capital, pois há duas décadas não se tem registro de um único caso sequer de sarampo e pólio no município. Manter a população imunizada contra doenças contagiosas é uma preocupação constante da gestão, por isso temos adotados nossas próprias estratégias de mobilização, com planejamento, cuidados especiais e organização", acrescentou o secretário.

IMUNIZAÇÃO

O sarampo, doença altamente contagiosa, pode ser transmitido pelo contato com secreções. Os primeiros sintomas são parecidos com os da gripe, mas evoluem ainda para o aparecimento de manchas vermelhas pelo corpo.

Já a poliomielite ou paralisia infantil causa paralisia repentina e pode afetar desde só as pernas, até o corpo inteiro, comprometendo até a respiração. A contaminação se dá por contato fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de portadores, ou ao falar, tossir ou espirrar.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER