Depressão, muito além de uma tristeza. É preciso tratamento adequado

SAÚDE
27/02/2022

A depressão tem sido vista, popularmente conhecida como uma tristeza sem fim, como o grande mal do século, . Essa doença pode afetar diversos fatores da saúde no paciente diagnosticado, sendo essencial o tratamento e acompanhamento contínuo.

A doença pode ser descrita como uma sensação de tristeza que não passa, mas que possui outros sintomas que são catalogados e dessa forma os profissionais podem diagnosticar qual o nível da doença em cada paciente.

 “A tristeza é uma emoção normal e natural. Inclusive, é muito importante ter esse sentimento de tristeza para entender e conseguir lidar com esse tipo de emoção. Então, a tristeza enquanto emoção ela não dura, ela acontece, você pensa um pouco e ela passa, voltando o humor para sua estabilidade”, explica o psicólogo Othon Júnior, do sistema Hapvida.  

E quais são sintomas? Humor deprimido, falta de ânimo, perda ou ganho significativo de peso, insônia ou hipersonia, agitação ou retardo psicomotor, fadiga, sentimento de culpa excessiva e pensamentos de morte, informa o psicólogo.  

Segundo o profissional, existem vários fatores que podem desencadear a depressão, sendo eles fisiológicos, como algumas alterações neurotransmissores, alterações psicológicas comportamentais, fatores sociais e ambientes.” Todos eles juntos explicam e caracterizam o transtorno de depressão”.  

E como é o tratamento? “O tratamento para uma pessoa com depressão é feito de maneira completa, visando a integralidade do ser. Então, todo o processo, deve ter disciplinas variadas, desde suporte para parte física, como uso de medicamentos, profissionais que cuidam da alimentação, que auxiliam na prática de exercícios físicos, entre outros fatores. Sem descartar o fator psicológico e emocional, entrando o psicólogo para ajudar o paciente a entender e controlar os gatilhos”, concluiu Othon Júnior.

 

*Com informações da Cores Comunicação

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER