Coronavírus: quais os números de pacientes recuperados no Maranhão?

MARANHÃO
07/05/2020

O número de casos confirmados do novo Coronavírus têm aumentado de forma preocupante no Maranhão. O Estado ocupa o 6º lugar no ranking, mesmo com todas as medidas de prevenção realizadas pelo governo estadual e municipal. Na capital maranhense, a situação não é diferente. Dentre os 217 municípios, São Luís é o que tem o maior número de casos confirmados de Covid-19: 3.531 casos.

Apesar do número de óbitos preocuparem as autoridades e profissionais da saúde, é importante que os boletins médicos que são divulgados mostrem as informações dos recuperados. Afinal é um alento saber que os pacientes estão vencendo essa doença maligna.

Governo do Maranhão

As redes sociais do Governo do Maranhão sinalizam que as informações divulgadas sobre o Coronavírus começaram no dia 1º de março. Neste dia, a nota dizia que não havia nenhum caso da doença no estado. No dia 3 de março, 3 casos suspeitos foram descartados.

No dia 11 de março, nenhum caso foi constatado, mas o governo estadual informou que já existia um Plano Estadual de Contingência do Covid-19 e que leitos de enfermaria e UTI estavam sendo ampliados no Hospital Carlos Macieira para atendimento dos casos graves. Passados dois meses, as informações divulgadas mostram que a doença continua avançando no estado.

Na noite de quarta-feira, 6 de maio, o boletim da Secretaria Estadual de Saúde aponta que o Maranhão tinha 5.389 casos confirmados, 8.077 casos suspeitos, 305 mortes e 1.439 pessoas recuperadas. Detalhe: Os dados dos recuperados têm sido divulgado desde o dia 1 de abril.

Prefeitura de São Luís

O primeiro caso do coronavírus na capital maranhense foi anunciado pela prefeitura municipal de São Luís no dia 20 de março. Quatro dias depois, foi iniciado uma campanha pedindo para as pessoas ficaram em casa. Diariamente, a Prefeitura de São Luís tem informado, via Instagram, o Boletim Epidemiológico sobre o Covid-19.

No último boletim, divulgado na tarde desta quarta-feira (6), os dados foram atualizados. Já são 3.531 casos confirmados e 238 óbitos. Desde que esse boletim tem sido emitido, só estas informações são apresentadas. Acredito que para esse boletim ser completo, falta um dado: o número de pacientes recuperados.

Hospital São Domingos

Desde o dia 13 de março, o Hospital São Domingos começou a informar, via site, sobre os casos do novo Coronavirus, dentro da instituição médica. Nestes boletins diários, ao longo dos dias, o hospital informava somente os casos suspeitos, confirmados, altas e os óbitos. Mas faltava um dado: o número de pacientes recuperados. 

A assessoria de imprensa do hospital, ao ser questionada pelo Blog, no dia 1 de maio, informou que estavam sendo feitos os levantamentos. Bom, depois dos boletins do hospital só mostrarem o número de óbitos, na tarde de quarta-feira (6), ele finalmente trouxe um dado importante: o número de recuperados. Os dados mostraram que 220 pacientes foram curados do novo coronavírus. Informação importante e que deve vir sempre no boletim médico divulgado.

Nota da editora -  Esta matéria foi baseada nos dados já divulgados pelos respectivos órgãos públicos e privado. Ficamos na torcida para que os números dos pacientes recuperados só aumente em toda a rede hospitalar do nosso estado e que os profissionais de saúde vençam a batalha contra a pandemia do Covid-19. 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER