Brasileiros que enfrentaram o furacão Irma no Caribe já estão de volta ao país

NACIONAL
13/09/2017

Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) desembarcou nesta quarta-feira, em Brasília, com 14 pessoas resgatadas da ilha de Saint Martin, onde quase um terço das construções da parte holandesa foi destruído pelo furacão Irma. A bordo sete brasileiros, quatro holandeses, dois venezuelanos e um norte-americano que ficaram presos na ilha do Caribe que tem cerca de 95 mil habitantes, informou a FAB, em comunicado.

A missão foi organizada pelo Itamaraty em contato com o brasileiro Helton Laufer, um dos únicos moradores da ilha com acesso a sistemas de comunicação. "O brasileiro não tem experiência com esses fenômenos. Pensamos que se todos estavam ficando na ilha, poderíamos ficar também. Se soubéssemos o quão forte seria, teríamos ido embora antes", disse Helton, segundo nota da Força Aérea Brasileira.

O paulista Ricardo Passarelli, que também sobreviveu à passagem do furacão por Saint Martin, disse que 95 por cento da ilha ficou destruída. "O teto da casa em que eu morava não existe mais. Onde o furacão passou, derrubou tudo”, afirmou. A Cruz Vermelha da Holanda informou que quase um terço dos edifícios da parte holandesa, Saint Maarten, foi destruído e que mais de 90 por cento das construções foram danificadas pelo furacão.

Segundo as autoridades, ainda existem brasileiros presos nas ilhas Tortola e Turcas e Caicos, que fazem parte das Ilhas Virgens Britânicas. O Itamaraty informou que está em contato com o governo do Reino Unido para planejar a retirada dos brasileiros nesses territórios.

*Com informações da Reuters e G1

 

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER