Barragem tem risco de rompimento e comunidades são evacuadas

NACIONAL
27/01/2019

O Corpo de Bombeiros afirmou, na madrugada deste domingo (27), que existe "risco iminente" de rompimento de outra barragem em Brumadinho (MG). Por volta das 8h, equipes faziam a evacuação de áreas que ficam próximas à barragem  6, também pertencente à Vale, e do centro da cidade de Brumadinho.

Segundo o porta-voz da corporação, tenente Pedro Aihara, a barragem com risco de romper possui água e fica próxima à que cedeu há dois dias. Caso ocorra o rompimento, a água poderia levar cerca de 30 minutos para alcançar o centro de Brumadinho. Por conta da ameaça de uma nova ruptura, as buscas por vítimas estão suspensas já que as equipes estão priorizando a retirada das famílias na área de risco.

A barragem sob risco estava sendo drenada pela Vale desde a noite de sábado para evitar uma nova ruptura. O monitoramento está sendo feito a cada uma hora, juntamente com a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros.

Em nota, a Vale informou que acionou as sirenes às 5h30 "ao detectar aumento dos níveis de água nos instrumentos que monitoram a barragem 6". Enquanto a sirene tocava, um alto-falante pedia para que a população buscasse áreas mais altas da cidade.

37 mortos e 296 desaparecidos

O último balanço divulgado pelas autoridades nesta manhã confirma a morte de 37 pessoas e o resgate de 192 pessoas. Neste domingo, não foi informado o número de desaparecidos --na noite de sábado, os bombeiros informaram que 296 pessoas estariam desaparecidas. Com o novo número de mortos, a queda da barragem em Brumadinho na sexta-feira já fez mais vítimas que o desastre ambiental de Mariana, em 2015, que deixou 19 mortos.

 

*Com informações da UOL

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER