Barragem da Vale rompe em Minas Gerais e lama invade cidade

NACIONAL
25/01/2019

Após três anos do desastre de Mariana (MG), o país ver estarrecido mais uma barragem ser rompida. No inicio da tarde desta sexta-feira(25), a barragem de Brumadinho, pertencente a Vale, e que fica na Região Metropolitana de Belo Horizonte, se rompeu. Um mar de lama avançou sobre as casas na zona rural da cidade. O Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil estão na região do Córrego do Feijão.

A Vale informou que o rompimento ocorreu na Mina Feijão. As primeiras informações indicam que os rejeitos atingiram a área administrativa da companhia e parte da comunidade da Vila Ferteco. Na nota, foi informada pela empresa que "a prioridade total da Vale, neste momento, é preservar e proteger a vida de empregados e de integrantes da comunidade", disse. Em poucos minutos após a divulgação do desastre, as ações da mineradora, na bolsa de Nova York, caíram 6%.

A prefeitura de Brumadinho divulgou nota em suas redes sociais pedindo que a população mantenha distância do leito do Rio Paraopeba. De acordo com a Defesa Civil, os moradores que moram na parte mais baixa da cidade estão sendo retirados das casas e segundo a Defesa Civil há possíveis vítimas. 

Tragédia em Mariana

No dia 5 de novembro de 2015, o rompimento da barragem de Fundão, da mineradora Samarco, controlada pela Vale e pela BHP Billington, deixou 19 mortos e causou uma enxurrada de lama que inundou várias casas no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais.

A barragem de Fundão abrigava cerca de 56,6 milhões de m³de lama de rejeito. Desse total, 43,7 milhões m³ vazaram. Os rejeitos atingiram os afluentes e o próprio Rio Doce, destruíram distritos e deixaram milhares de moradores da região sem água e sem trabalho.

 

*Com informações do G1/Minas Gerais

 

 

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER