Babalorixá maranhense Bita do Barão será velado e sepultado em Codó

ESTADO
18/04/2019

O babalorixá maranhense Bita do Barão morreu no inicio da tarde desta quinta-feira(18), na cidade de Teresina. Ele estava internado a 10 dias, no Hospital São Paulo, em virtude de complicações na saúde. A morte do “Pai de Santo” mais famoso do Maranhão foi confirmada por sua filha Janaína Santos, que anunciou que o corpo será levado ainda hoje para a cidade de Codó.

O velório vai acontecer na residência do pai de santo na rua Rui Barbosa, no Centro da cidade. A família ainda não confirmou o horário de chegada do corpo, mas estima-se que esteja na cidade por volta das 19h. A expectativa entre os codoenses é muito grande e na cidade não se fala em outro assunto. Todos aguardam pela chegada do corpo do seu mais ilustre morador.

Conhecido internacionalmente, Wilson Nonato de Souza (108 anos), mais conhecido como Bita do Barão, o umbandista recebeu do ex-presidente José Sarney o título de Comendador da República, na década de 1980. 

Nota de Pesar

A Federação de Umbanda e Culto Afro-brasileiro do Maranhão - FUCABMA onde lamenta profundamente a sua passagem para plano espiritual. “Temos a certeza que o Pai Bita do Barão terá lugar de destaque não apenas na memória do Povo de Santo como a de que também será bem recebido no Orum. Inspirados em sua história, seguimos na profissão de fé em busca da construção de um meio social mais humano, tolerante e amoroso que a Umbanda nos motiva”, escreveu o presidente da entidade, Biné Gomes

O vereador Astro de Ogum (PR), vice-presidente da Câmara de São Luís, também emitiu nota de pesar lamentando o falecimento do babalorixá maranhense. “Foi com muita tristeza e pesar que recebi a ligação da neta do Bita, informando sobre o seu falecimento. A Umbanda perde um dos seus maiores filhos nesta quinta feira santa”, lamentou o vereador, que também é pai de santo. Neste momento de dor pela perda, manifesto condolências aos familiares, amigos e admiradores”, disse Astro, que também é pai de santo.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER