Ações de combate ao mosquito Aedes são realizadas nos bairros de São Luís

CIDADE
17/04/2018

Com o aumento das chuvas no Maranhão é preciso que a população se mobilize para evitar a proliferação de criadouros e aumento do número de casos da dengue, zika e chikungunya. A união de esforços no combate ao mosquito Aedes Aegypti evita o aumento de casos das doenças. E a mudança de comportamento é o passo inicial. É necessário que as pessoas se comprometam em acabar com os lugares de nascimento e desenvolvimento do mosquito. 

E como isso pode ser feito? É de fundamental importância não deixar água acumulada em nenhum recipiente. Garrafas, pneus, jarros podem ser focos do mosquito, são focos do mosquito, por isso não deixe água acumular nesses recipientes. Mantenha também seu quintal livre de copos descartáveis e tampinhas de garrafa e o lixo deve ficar o tempo todo fechado. É bom lembrar que todo ponto de descarte irregular de resíduos representa riscos à saúde pública porque favorece a proliferação de insetos.

Ações preventivas

Na capital maranhense, diversas ações estão sendo realizadas pela Prefeitura Municipal de São Luís no combate ao mosquito e em prol da saúde pública. O trabalho que acontece durante todo o ano é intensificado no período de chuva. Desde o dia 14 de abril, agentes da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) realizam visitas domiciliares, orientando sobre as condutas preventivas e inspecionando os imóveis, com atenção especial aos recipientes que acumulam água; e quando são identificados criadouros do mosquito os agentes aplicam larvicida, que elimina focos do mosquito.

No bairro do Vinhais foram recolhidos porta a porta os chamados resíduos volumosos: restos de entulho, poda e capina domésticos, móveis e eletrodomésticos sem utilidade, pneus e outros tipos de resíduos que possam se tornar criadouros do mosquito Aedes aegypti. Segundo a presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela agora “cabe aos moradores manterem seus quintais e calçadas limpos, não acumulando objetos que possam acumular água e descartando de forma correta seus resíduos domiciliares”.

2 COMENTÁRIOS

JOANA
18/04/2018
todo dia é dia de previnir conta o mosquito da dengue, a população precisa se manter atenta sempre
luciana
18/04/2018
Muito boa essas ações para evitar a ploliferação do foco do mosquito

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER