“A prioridade em cuidados com os olhos é a prevenção", Milena Pinheiro

SAÚDE
04/04/2019

Segundo a Organização Mundial de Saúde, em 2020, existirão no mundo 75 milhões de pessoas cegas e mais de 225 milhões portadoras de baixa visão, sendo que 90% desse montante estaria em países em desenvolvimento e subdesenvolvidos.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, existem cerca de 1,2 milhões de cegos no Brasil. Já a OMS afirma que 80% dos casos de cegueira no Brasil poderiam ter sido evitados. E isso se dá principalmente através da prevenção e diagnóstico precoces. No Brasil, as principais causas que levam à perda total ou parcial da visão são a catarata e a falta de óculos.

“A prioridade quando se fala em cuidados com os olhos é a prevenção porque uma boa parte das causas de cegueira tem tratamento”, afirma a oftalmologista maranhense Milena Pinheiro, da equipe da UDI Oftalmo. Ela recomenda que é necessário as pessoas procurarem o médico a cada 6 meses e que os pais levem as crianças e bebês regularmente ao oftalmologista.

"A cada cinco segundos, uma pessoa fica cega no mundo e a cada minuto uma criança fica cega”, OMS.

 

A médica informa que a principal causa de cegueira em adulto é a catarata. “Nós temos muitas pessoas, principalmente em locais sem acesso a tratamento, sem estar vendo por um problema que tem tratamento cirúrgico e de cura. Fica até parecendo esquisito falar em cegueira por Catarata quando a gente ver cirurgias simples sendo feitas, mas em locais de menor acesso e em pessoas com menor assistência isso vai acontecer”, explica.  

Outra doença causadora de cegueira é o Glaucoma. E a cegueira é irreversível. Por isso, existe a necessidade de acompanhamento médico para diagnosticar essa doença. O glaucoma é uma doença silenciosa, e não tem cura, porém tem tratamento. “A prevenção é o melhor caminho. É necessário as visitas periódicas, e precoce, ao oftalmologista. Esse é o caminho para o cuidado visual”, frisa Milena Pinheiro.

NENHUM COMENTÁRIO

ESCREVA SEU COMENTÁRIO:

O seu endereço de e-mail não será publicado.

ESPAÇO PARA TWITTER